
A Raça Wagyu
O nome WAGYU representa todas as raças de bovinos de carne japonesas, sendo que "WA" significa japonês e "GYU" significa vaca.
Estes animais foram selecionados pela sua resistência física, o que favoreceu a seleção de animais com mais células de gordura intramuscular que lhes conferia uma fonte de energia sempre disponível.
O Wagyu deriva do gado nativo da Ásia, que foi cruzado com raças europeias e coreanas nos finais do século XIX. No ano de 1910, as raças foram fechadas, não sofrendo mais influências externas.
As diferenças entre as raças japonesas, deve-se ao isolamento geográfico regional do Japão, sendo que cada raça se desenvolve em regiões diferentes e ao facto de em cada região se terem produzido cruzamentos diferentes.
Hoje podemos considerar 4 raças principais no Japão, sendo que 3 são pretas (Tajiri ou Tajima, Fujyoshi ou Shimane, Tottori ou Kedaka) e uma vermelha/castanha (Kochi e Kumamoto). Sendo que hoje em dia 90% dos bovinos japoneses são pretos e apenas 10% são vermelhos. Fora do Japão apenas podemos encontrar a raça negra Fuyoshi ou Shimane e a raça vermelha Kochi e Kumamoto.
Tajiri ou Tajima
Originária da prefeitura de Hyogo, são animais geralmente menores e com taxas de crescimento mais lentas, no entanto produzem excelente qualidade de carne com marmoreiro superior.
Fujiyoshi ou Shimane
Com origem na província de Okayama, trata-se de animais de porte médio com taxas médias de crescimento e boa qualidade de carne.
Tottori ou Kedaka
Animais da província de Tottori, são animais de maior tamanho e com boas taxas de crescimento, no entanto a qualidade da carne é variável. Apresenta boa capacidade de produção de leite.
Kochi e Kunamoto (AKAUSHI)
Estas linhas foram fortemente influenciadas pelas raças europeias e coreanas, apresentando uma estrutura corporal mais desenvolvida.
Tel.: +351963628813 geral@wagyuworld.pt